Participante: Jesus disse: aquele que procura Não cesse de procurar até quando encontrar. Quando encontrar ficará perturbado. Ao perturbar-se ficará maravilhado e reinará sobre o todo (Evangelho de Tomé). Já estamos no processo de perturbação?
Essa sua pergunta é muito difícil de responder, pois não existem dois seres que estejam no mesmo ponto na busca espiritual. Apesar disso diria que sim, existem alguns seres que já estão nesse processo.
Agora, o que é o processo de se perturbar com as coisas? É quando o ensinamento mexe com as estruturas da vida. Quando o ensinamento é capaz de afetar as estruturas básicas da vida.
A maioria dos seres encarnados lida com a sua religiosidade a separando da sua vida material Tem gente até que diz assim: Deus não tem tempo para se imiscuir em problemas materiais.
Essa é a forma como muitas pessoas, desculpa, de espíritos encarnados vivenciarem a sua religiosidade: minha vida é minha vida; minha religiosidade é algo que acontece às quartas feiras quando vou ao centro ou aos domingos na missa. Fora esses dias não existe espírito Sou um ser humano que precisa trabalhar, viver, ganhar dinheiro, se divertir, tomar um chope, etc. Esse é o grande problema
O perturbar-se com os ensinamentos que Cristo fala acontece quando preso a essa rotina caem algumas fichas. Quando você começa a entender o quanto essa forma de viver não tem sentido. Quando compreende que tudo para o qual vive acaba na esquina. Sabe, tem gente que faz ginástica todo dia, só come alimentos saudáveis, faz isso e aquilo pela saúde, mas morre do coração de uma hora pra outra. Investem tudo que tem para comprar uma casa própria e a água leva, se endividam para o comprar um carro que só serve como caixão.
É isso. Quando começa a observar essas coisas, a vida material começa a perder o sentido.
Sabe, tudo que hoje é tão importante para você vai acabar com a morte. Quando essa consciência chega começa a buscar algo mais. Ao ter contato com os ensinamentos começa a se perturbar com eles, reparando que têm muito mais profundidade, muito mais utilidade para sua vida do que a preocupação com as tarefas mundanas, com as coisas mundanas.
Na hora que essa perturbação lhe atinge começa a ver como é um mundo vivido com base nos ensinamentos dos mestres: Cristo, Buda, Krishna. Imagine um mundo onde todos respeitem um ao outro, onde ninguém fale mal do outro, onde ninguém julgue o outro, onde cada um dê ao próximo direito de ser, estar e fazer o que quiser. Imaginou?
Imagine que paz haveria, que tranquilidade seria. Ninguém iria querer obter vantagem em cima de você. Por isso não precisaria ficar preocupado para defender sua casa, sua vida suas coisas. Poderia andar livremente, despreocupadamente, passear. Poderia fazer o que quisesse, pois todos seriam irmãos.
Esse é o maravilhar. Ele acontece quando você se perturba com os ensinamentos, ou seja, na hora que começa a prestar mais atenção nos ensinamentos do que nas necessidades mundanas. Ele acontece quando consegue imaginar um mundo onde todos seguissem os ensinamentos dos mestres. Que maravilha seria, não?
Este é o ensinamento de Cristo. Aqueles que estão vivendo apegados a matéria, que criam para si necessidades e obrigações, criam conquistas materiais quando começam a prestar atenção nos ensinamentos começam a perceber que esse mundo é possível. No momento que começa a entender isso busca o ensinamento de uma outra forma. Ao fazer isso acaba se maravilhando com o mundo onde o ensinamento sirva como norte da coexistência. Sirva como base para a vida.
Esteja em paz!