Enviar texto por Telegram
Sabe porque Cristo não quer que julgue? Por que que ele fala para não julgar? Por que manda tirar o olho se faz pecar? Por que que manda tirar a tábua do olho? Para lhe proteger.
O ensinamento, seja ele qual for, foi feito não para ajudar a conquistar alguma coisa, mas para lhe defender.
Sabe, não é errado julgar. Não é errado julgar o outro ou você. O que acontece é que julgar você ou julgar o outro não lhe faz feliz. É por isso que Cristo diz não julgue.
Ele não passa o ensinamento porque não se pode julgar, porque julgar está errado, porque quem julga vai para o inferno. Não é isso. Ele ensina que não deve julgar para você poder ser feliz!
Fale uma coisa para mim com toda a sinceridade: como é que você quer ser feliz no mundo se só existe pessoa ruim ou errada? Como você vai ser feliz, como vai viver bem nesse mundo cercado por pessoas que não prestam? Como viver em paz cercado de pessoas que fazem tudo errado, que não sabem o que tem que ser feito? Como?
Pior: julgo todos como errados e jogo a culpa do meu sofrimento nos outros!
Participante: a dificuldade de não julgar é porque se fizer isso parece que vou perder. Não sei se a palavra é essa.
A palavra é essa mesmo: parece que vai acabar perdendo.
Sim, se não julgar vai perder. Vai perder o que? Materialmente. Aí está o problema: qual o seu objetivo de vida? Se é ganhar materialmente julgue a todos. Agora se é ser feliz, pare de julgar.
Se o seu objetivo de vida é ser feliz, quando não julgar vai ganhar. Ganhar o que? Felicidade. Não vai ganhar materialmente, mas paz e felicidade.
É isso que precisam entender. Espiritualmente não há o menor problema xingar todo mundo. Você pode chamar todo mundo de cafajeste de sem vergonha, de safado. Agora precisa terá consciência de que quando faz isso quem sofre é você!
Quanto a quem foi xingado, muitas vezes nem sabe o que você falou. Ele nem está aí! O que foi dito nem chega ao ouvido dele.
É você que fica chateado por dentro, é você que fica carregando toda aquela carga negativa.
Recentemente disse uma coisa muito importante: cada um de vocês é uma usina. Sabe o que é uma usina?
Participante: um gerador de energias.
Isso!
Pare de culpar os outros pela energia que você está vivendo, porque foi você que criou aquela energia para si mesmo.
Vocês vivem dizendo assim: ‘fulano é o causador do meu mal’. Mentira, é você que cria o mal para si mesmo e diz que o outro é o culpado!
Já reparou que o culpado de querer o seu mal é sempre alguém que pensa diferente de você? Se pensasse igual o acusaria de querer mal? Então, é o seu certo que serve para separar o bem do mal?
É isso que precisamos entender. O ensinamento espiritual não é cultura, não é ciência, não é para ser entendido, ele existe para ser usado como arma de defesa. Quando a mente criticar o outro é preciso dizer a si mesmo: ‘se eu entrar nessa vou produzir uma energia negativa que vai acabar com a minha felicidade. Só que eu não quero ser infeliz! Então, realmente não presta, não vale nada, mas ele que se dane. Não vou comprometer a minha felicidade gerando contrariedade com ele’.
Sabe, você não usa o ensinamento para se defender, usa o ensinamento para atacar o outro.