Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Baixar áudio

Convém que observe, com entendimento purificado, todas as vicissitudes que sofrem, aqueles que se apegam aos objetos, pensados, dos sentidos, pensantes, considerando-os reais. Convém aquele que quer se tornar senhor da sua mente, observar o quanto sofre aqueles que são apegados a elementos materiais. (Bhagavata Puranas)

Eis aí um grande caminho para realizar a libertação do ego.

Quando ver uma pessoa sofrendo porque não consegue realizar seu desejo, imagine que se prendendo aos seus vai passar pela mesma coisa. Está disposto a isso?

Quando ver uma pessoa sofrendo porque não consegue que o mundo viva de acordo com o que quer, imagine que pode passar pela mesma coisa se também fizer essa cobrança. Está disposto a isso?

Esse conselho faz parte de uma grande lição que já estudamos: a função espelho. Utilize os outros como espelho: ‘olha como aquela pessoa está sofrendo porque está apegada às verdades criadas pelo seu ego, como luta contra a vida para impor a sua vontade aos outros’. Aí diga para si: ‘não quero isso para mim’.

Apenas um detalhe: veja que Krishna fala em reparar nos outros, não em criticá-los. Não aconselha julgar, criticar, dizer que aquela pessoa está errada, que não presta, mais atrasada espiritualmente,

O conselho é para reparar e aprender, não criticar.

Participante: a gente se liberta da posse de uma só vez ou aos pouquinhos?

Para se libertar da posse, primeiro tem que se libertar do desejo, depois da paixão. Só depois pode lutar contra a posse. Digo isso porque sem a libertação desses outros aspectos, quando acha que já não tem posse, criou uma. Apaixonado pela ideia de não ter posse não repara que a mente transformou essa batalha em uma nova possessão.

Então primeiro lutar contra as paixões, sejam elas quais forem, depois contra os desejos e só aí lutar contra a posse.

Compartilhar