Participante: as oportunidades de nos livrarmos de acontecimentos ruins é uma dádiva de Deus ou escolha nossa?
Vou dizer uma coisa e para isso vou usar os seus termos, já que para mim não existe coisa ruim.
O espírito nasce para passar por suas vicissitudes, alternância de situações. Entre elas estão as chamadas boas e ruins, positivas ou negativas, o nome que quiser dar. Ora, se isso é verdade, se não quiser passar pela ruins, pergunto: porque você nasceu?
Se a vida é uma encanação e se o objetivo da encanação é passar pelas situações positivas e negativas, mas você não quer, para que continuar viva?
Jesus Cristo ensina assim no Sermão do Monte: bem-aventurado será você quando for perseguido e caluniado em meu nome. Isso quer dizer que você será bem-aventurado quando for perseguido em nome de Deus. Sendo assim, posso dizer que só será bem-aventurado se for perseguido.
Portanto, a questão não é querer afastar a situação ruim, porque essa terá necessariamente que acontecer na vida, porque faz parte do objetivo da encarnação. O que precisamos é aprender a viver a situação ruim como fruto do amor de Deus, como algo necessário para a elevação espiritual.
Quando aprender a viver assim posso dizer que louvado seja Deus porque roubaram meu carro, porque assaltaram minha casa. Quando fizer isso serei aprovado na minha encarnação porque exerci a fé a confiança absoluta e irrestrita em Deus. Mas, se rezar para Deus pedindo que não me dê a situação de sofrimento Deus dirá para mim: então, o que você está fazendo aí? Volta para cá.