Enviar texto por Telegram
Participante: seria um ismo do ego sentir uma atração por buscar um lugar calmo e silencioso para reconectar com a paz interior, mesmo sabendo que a paz nunca deixou de estar presente?
Vamos entender isso então.
Repare na sua frase: seria um ismo do ego procurar determinado lugar para fazer determinada coisa? Agora se lembre do que falei: o ismo é aquele que gera a necessidade ou a obrigação de alguma coisa. O ismo gera a ideia de que você tem que ter para ser alguma coisa, que tem que ser alguma coisa para ter.
O ismo é o gerador de condicionalidades, de obrigações, de necessidades. Cada vez que você aceita a ideia de que precisa de algo para ter ou ser alguma coisa, viveu uma condição. Ela vai criar uma posse, uma paixão e um desejo. O que estou falando? Que se aceitar a ideia de que existe um lugar mais indicado para qualquer coisa vai querer acha-lo, vai criar um lugar desse. Terá uma paixão, ou seja, vai achar bom estar nesse lugar e vai desejar estar lá.
Acabou sua felicidade. Enquanto não estiver nesse lugar vai sofrer. Quando não puder chegar lá não conseguirá se conectar com a paz.
Então, o ismo do ego é exatamente isso! Ele cria condições e obrigações. Ele transforma a vida em uma sequência de condições, em condicionalidade. Cada vez que você se apega a uma dessas condicionalidades gera um desequilíbrio para si.
Acho que a perguntas está respondida, mas há um detalhe que preciso falar. Vou dizer agora, aproveitando a sua pergunta.
Há um segredo que vocês nunca imaginaram. Já falei muitos, mas há um que vocês nunca imaginaram: o universo vive, existe, o tempo inteiro em equilíbrio perfeito. Nada o tira do equilíbrio, nunca o universo se desequilibra. Ele jamais se desequilibra. Tudo que acontece e que você chama de desequilíbrio, externamente, não é! Na verdade essas coisas são o equilíbrio do universo.
A partir disso, voltando a sua pergunta, posso dizer que o lugar que você está é o equilíbrio do universo. Por mais que aparentemente esse lugar aparente estar desequilibrado, é o achar que precisa de outro que é o desequilíbrio do universo.
Por que digo isso? Porque você acha que esse lugar não é bom ou está errado. Isso desequilibra o universo. Só há harmonia plena, pura, com o universo quando se vive o equilíbrio que ele tem. Quando não se vive assim, se está em desequilíbrio.
Apenas mais um detalhe: você está em desequilíbrio, não o próprio universo. O seu desequilíbrio é o equilíbrio do universo.
Voltando, então, ao objetivo fim de nosso estudo, afirmo que o sofrimento por não ter o lugar imaginado como bom disponível nada mais é do que o egoísmo que foi ativado pelo ismo do ego. É o resultado da vivência de obrigações e necessidades. Foi o egoísmo que exigiu o cumprimento da obrigação, da necessidade.
Enfim, sim, onde quer que esteja, você deve e pode fazer o que quiser ou o que fizer. Enquanto tiver um lugar especial para qualquer coisa, vai estar em desequilíbrio e por isso vai estar em sofrimento.