Participante: queria saber por que tenho tudo, entre aspas, externamente falando. Minha vida exterior está boa, mas tenho sempre um vazio íntimo. Esse vazio me faz estar sempre buscando, buscando pessoas, coisas e nada me preenche. Outro dia estava pensando na frase, reclamamos de barriga cheia. Na verdade, estou com a barriga vazia, o íntimo vazio do que é essencial. Vivo buscando, buscando coisas que não me preenche, principalmente a aceitação e o afeto das pessoas.
Como fazer para sair dessa roda, desse ciclo vicioso que só leva à dor e ao sofrimento, à frustração quando não consigo alcançar o que quero? Quero saber como fazer para viver o essencial na prática da vida humana?
Como faz, vamos dizer assim, é a pergunta para a qual todos querem a resposta e ninguém pode dar. Por quê? Porque cada um tem o seu jeito de fazer isso. Podemos, vamos dizer assim, mostrar o caminho que precisa ser percorrido, mas só quem pode percorrer é você.
Você colocou muito bem: tem uma vida cheia por fora, mas vazia por dentro. Por quê? Porque só olha para fora. Como olha para fora acaba enchendo a sua vida de coisas; como não olha para dentro não coloca nada lá.
Não estou falando em ter, em comprar. Você pode encher a sua vida com a visão de uma paisagem, com o canto de um passarinho, que estará enchendo apenas o lado de fora.
Se nesse momento olhar para dentro verá que está vazio. Vazio do quê? De paz, harmonia, tranquilidade. É disso que precisa encher o seu interior. Precisa estar em paz com a vida, em harmonia com a vida. Precisa parar de desejar, de ter paixões, parar de ter posses, mas principalmente largar a mão de olhar para fora.
Quem vive para o mundo exterior, quem aceita o raciocínio que funciona só com as coisas do mundo exterior não consegue nada, não consegue preencher o vazio íntimo. Esse vazio só vai ser preenchido quando cerrar os olhos para fora.
Sabe, precisa não acreditar que não há necessidade de pensar um problema para resolvê-lo. Não aceitar o pensamento que diz que você tem que organizar, planejar e executar para que alguma coisa aconteça.
É isso. Esse é o trabalho para se voltar para dentro, é o virar de costa para fora. Só isso, não é criar nada aí dentro.
Na hora que tirar o que está fora de dentro vai ver o que já está dentro. Aí você vai sentir completo. O que vive olhando para fora é o que muita gente chama de frio na alma, é a alma vazia, a vida sem sentido.
Resumindo, é isso que precisa ser feito. Como vai fazer é o caminhar e esse é você que tem que percorrer.