Enviar texto por Telegram
Participante: somos vegetarianos há algum tempo. Acreditamos ser um ato de amor. Após estudar os ensinamentos vejo que é mais um ato egoísta. O que o senhor diz a respeito do vegetarianismo? O que os mestres dizem a respeito?
Ser vegetariano egoísta, mas ser carnívoro também é.
Comer ou não comer carne, comer verdura ou legume não é um ato egoísta. Ser egoísta é levar vantagem com o que faz.
Sendo assim, quando você se torna vegetariano, por qualquer motivo, é um egoísta. Por quê? Porque está preso a fazer o que gosta, o que quer. Com isso leva uma vantagem individual.
Agora, se na sua alimentação só se alimenta de vegetais, mas não é vegetariano, come o que escolhe, mas não está dizendo que é melhor porque é vegetariano. Não está dizendo que é o certo, que os outro estão errados.
Comer qualquer coisa não traz problema nenhum. Aliás Cristo ensina que o problema não é o que entra pela boca, mas o que sai do coração. Por isso quando do seu coração sai que ser vegetariano é uma grande coisa, que é melhor do que ser carnívoro, que é mais puro, não está saindo nada universal, só ideias individuais.
Então não se preocupe como o que comer. Não tenha medo de comer carne ou deixar de comer carne. Coma o que quiser comer, mas não se rotule de nada.
Isso pode lhe ajudar: ‘eu estou comendo legume? Estou. Mas você é vegetariano? Não, estou comendo legume porque não quis carne’.