Archive

Viver é saber se equilibrar entre o bom e o ruim

Áudio Participante: estou bem melhor em relação a assistir à vida como se apresenta. Percebi que quando uso o não sei para tudo, principalmente na questão da minha filha, que vai para a Europa viver um tempo com o pai e o tio estudar e trabalhar. Uma parte de mim está em paz, mas a outra, que é mãe, fica triste. Sinto a tristeza e logo uso o não sei. Ela vai embora. Minha angústia é quando minha razão cria…

Lidando com o incompreensível

Áudio Participante: tenho sugestão de um tema: o ser liberto e sua felicidade harmônica com tudo. Perfeito, você pede para falar sobre o ser liberto e a sua felicidade harmônica com tudo. Vou falar, hein? Silêncio… Pronto, falei. Ouviu? Claro que não. Não posso falar sobre um tema desses em palavras. Porquê? Porque você não faz a mínima ideia do que é ser um ser, quanto mais do que é um ser liberto. Na verdade, não existe um ser liberto.…

Cada um ouve o que precisa ouvir

Participante: sinto uma vontade interior de colaborar como médium na ajuda aos humanos desesperados durante sua vida, mas também não enxergo ter uma visão geral se a forma de colaborar e domar minhas energias é a mais eficiente. Será que intentar passar os ensinamentos do EU seria mais efetivo para a ajuda dos humanos, dos irmãos? Pergunto porque o dirigente espiritual do centro aqui não tem a mesma visão que o EEU dos ensinamentos dos mestres. Como veem isso os…

08 – O que fazer na encarnação?

Participante: uma vez que sou tudo que poderia ser no aqui e agora e que minha natureza não detém nenhuma necessidade, o que seria evolução espiritual? Onde estaria o processo de reencarnação, uma vez que já tenho tudo como deste mundo, agora? Vou usar suas palavras para responder. Uma vez que sou tudo que poderia ser no aqui e agora, o que é elevação espiritual? É ser tudo que pode ser no aqui e agora. Você diz que é tudo…

07 – Não planeje a vida, viva

Participante: qual o pensamento correto na hora da morte? Como vivenciar a morte iminente ou o sofrimento físico de maneira harmônica? Quanto a primeira pergunta, qual o pensamento certo, digo que não existe certo nem errado. Você não pensa. Quem vai pensar nesse e em todos os momentos da vida é a razão. Por isso não importa qual o pensamento que ela dê, aquele é o certo, pois é o que tinha que ter naquele momento. Um detalhe: não viva…

06 – Ninguém deixa de sofrer

Participante: quando pararmos de sofrer vai ser igual a aprender a amar sem saber que já é? Parar de sofrer é igual a amar. Agora, deixe falar uma coisa: você não vai, enquanto encarnado não vai parar de sofrer. Se achar que vai parar de sofrer durante a encarnação, vai sofrer toda vez que sofrer: ouço o Joaquim há tantos anos e não consigo parar de sofrer.   Porque isso acontece? Porque o problema não é sofrer ou não, o…

05 – A hora de agir

Participante: na hora de uma discussão, conflitos, o tumulto mental é grande e o que acontece são as reações automáticas sem o filtro do não sei. Porém, com a cabeça fria conseguimos ver os nossos erros e vem o arrependimento, mas a ação está feita. O ir contra Deus, ou seja, o pecado é declarado no momento do acontecimento ou não? O pecado é declarado na hora que você acusa a si de qualquer coisa. Não existe pecado maior do…

04 – Motivo fútil

Participante: algumas vezes me pego julgando o próximo dizendo que estaria sofrendo por um motivo fútil, ou seja, frescura. Mas, no momento reflito melhor e analiso que não estou na pele dele para saber o que passa. Pode clarear essa questão? Grande pergunta. Vai nos dar a oportunidade de falar mais de um tema: motivo fútil. Veja, repare que para atribuir futilidade a um motivo é preciso raciocinar. Você tem que pensar, analisar. Não você, né? A razão. Para achar…

03 – Harmonia com a desarmonia

Participante: falamos muito em harmonia. Apesar de achar que já sei a resposta, segue a pergunta. Quando faço alguma coisa, ato, que gera aborrecimento a alguém, vem uma sensação de desconforto ligada ao raciocínio de ter, entre aspas, aborrecido o próximo. Tento não dar atenção à mente apenas afirmando que são os atos que deveriam acontecer, mas a sensação ainda persiste, de modo que fico dizendo para mim mesmo: é, aconteceu, tentarei não mais fazer isso. Sei que não me…

02 – Introdução

Que a paz do Deus esteja com vocês. Vamos começar mais uma conversa sobre o estudo Aprendendo a Viver. Acho que com as últimas respostas que demos ficou bem claro o objetivo desse trabalho: descobrir uma forma de tentar conviver com a vida que tem sem perder a paz e a harmonia. Ele não tem o objetivo de prometer nada, ensinar a fazer transformações na vida, mas de mostrar como conviver com a vida que você tem. É sobre isso…