Participante: Tendo em vista os últimos ensinamentos, gostaria que o senhor explicasse melhor no que consiste esse trabalho, tendo em vista que o ato e o pensamento é Deus quem dá. Então no que consiste esse trabalho?
Qual o objetivo da encarnação? Aproximar-se de Deus?
Participante: provar o que aprendemos no mundo espiritual.
E com isso, se aproximar de Deus.
Então, qual é trabalho dessa vida? Aproximar-se de Deus.
Isso é o que você precisa trabalhar. Nessa vida não há a necessidade de trabalhar limpando a casa, arrumando as coisas, é preciso executar o trabalho para o qual você nasceu: aproximar-se de Deus.
A vida foi feita como uma oportunidade de trabalho para o espírito aproximar-se de Deus. Outro dia em um trabalho, uma pessoa me disse que chegou à conclusão que os espíritos elevados vivem para Deus. Aí perguntei: haverá outra coisa para viver? Ela respondeu: ‘há sim! Há o casamento, a maternidade, o emprego’.
Esse é um grande exemplo do pensamento humano sobre a vida. Aquele que está humanizado imagina que o trabalho dessa vida é crescer e se casar, ser mãe ou pai, se realizar profissionalmente. Tudo isso com o fim de ganhar mais dinheiro e assim poder ter mais bens materiais. Já aquele que tem a consciência de que é um Espírito, não se preocupa com esses trabalhos. Ele se ocupa durante essas atividades em trabalhar para se aproximar de Deus.
Aí está a diferença.
Participante: como é esse trabalho para se aproximar de Deus?
O que é Deus? Já definimos no trabalho do Senhor da Mente: nada.
Participante: é algo ainda não conhecido por nós.
Exato.
Portanto, durante essa vida você não pode trabalhar para chegar a Deus. Isso porque não sabe o que é Deus e não sabe o caminho para chegar a Ele. Apesar disso uma coisa você sabe: Ele não é o mundo. Então, trabalhe para não ser o mundo.
Essa é a realização para aquele que sabe que é espírito. Por isso entende que precisa trabalhar para abandonar a sua humanidade.
Como já disse, a vida não é feita de viver a vida, mas de negação de vida. Por isso, o trabalho é negar a materialidade da sua vida e assim automaticamente, sem caminhar para Deus, chega em Deus. Então, a elevação espiritual não é um caminhar para alguma coisa, mas um trabalho de libertação de coisas.
Participante: pode exemplificar?
Exemplifico
Você quer chegar a Deus dando um prato de comida para alguém porque para a humanidade esse é o caminho. Quer chegar a Deus amando o seu filho, amparando os doentes, ou seja, praticando ações que pertencem ao sistema humano de vida como ser do bem. Só que você não faz nada disso, tudo isso é Deus quem faz. É o ensinamento de que Deus é Causa Primária de todas as coisas.
Como ninguém comanda as ações, é preciso se liberar da condição de fazer isso ou aquilo, se libertar da obrigação de fazer qualquer coisa.
Mas, quem diz que é preciso fazer isso ou aquilo para chegar a Deus? A religião? Então é preciso se libertar da religião. Quem diz que é preciso fazer a caridade material? A humanidade? Para chegar a Deus, então, é preciso se libertar da humanidade.
Para chegar a Deus é preciso se libertar de todas as regras, normas e conceitos criados pelo sistema humano de vida, ou seja, se libertar da humanidade que vive. Saiba: é essa humanidade, os conceitos que criam o bem e o mal, que não lhe deixa chegar a Deus, ser um humano.
Livre-se da humanidade. Livre-se dos conceitos, normas, obrigações, certos e errados criados pelo sistema humano de vida. Isso é o que precisa ser feito. Querer se mudar, ou seja, se transformar em um espírito, é impossível. Por que? Porque para você só existe o que é criado pela razão.
Quem quer se transformar em espírito não nota, mas cria um espírito humanizado, porque a transformação é feita para parâmetros criados pelo ego. Assim continuará ligado ao ego, continuará humanizado, continuará submetido ao sistema humano de vida.
Por isso a negação de qualquer coisa humana é o trabalho da vida, é o caminhar para Deus. ‘Ah, mas aí não vou chegar a nada’. Mas, Deus não é nada, nada que você possa conhecer. Onde quer chegar?
Qualquer informação sobre Deus que tenha, na verdade foi criada pelo ego. Por isso, é um deus criado pela razão e não Deus.