Na verdade, este é o tema da palestra de hoje: ser cristão.
Para ser cristão de verdade é preciso lembrar-se do que Cristo disse: em verdade vos digo: quem não nascer de novo não verá o reino do céu. Por causa dessa afirmação, saiba que enquanto não renascer do espírito e da água não conseguirá a elevação espiritual, por mais que decore os ensinamentos, por mais que se diga cristão. E, para renascer do espírito e da água é preciso ser como Cristo foi.
Mas, para ser igual a ele, é preciso que você se lembre de algo importante que ele disse: não se serve a dois senhores ao mesmo tempo. Não se serve à materialidade, à humanidade e a Deus ao mesmo tempo.
Não há se manter humano e ser ao mesmo tempo cristão. Isto porque a humanidade cobra o seu humanismo enquanto Cristo cobra a sua espiritualização, a sua ligação com Deus: o seu viver em Deus, com Deus e para Deus.
Se não compreendermos isso, ficaremos batendo cabeça contra parede. Ficaremos querendo ser humano sem conseguir e querendo ser espírito e não conseguindo também.
Esse é o assunto que precisa ser rapidamente conscientizado por todos os que se dizem buscadores. A compreensão desse tema precisa servir como instrumento para espiritualizar verdades. Sem isso, o espírito encarnado ficará empacado no tocante a elevação espiritual, como está há milhares de encarnações lutando entre servir ao mundo ou a Deus.
Isso é o que precisamos pensar. Mas, essa é uma decisão difícil, pois a partir do momento que você decidir seguir a Cristo, tem que passar a ser um “Jesus Cristo” e amar os “Jesus Cristos”.
Mas, se por outro lado não decidir por isso, você tem todo direito de viver a sua humanidade. No entanto, compreenda que este caminho não lhe leva a Deus. Além disso, para não ser hipócrita, é preciso parar de bater nos peitos e dizer que é cristão.
Esta é a bifurcação, a encruzilhada, onde estão todos os espíritos encarnados hoje: de um lado o chamamento de Deus, da espiritualidade; do outro o da humanidade para viver uma vida de forma humana. Isto precisa ficar bem claro para os que se dizem buscadores de Deus.
Além do mais, é preciso ficar bem claro que a partir do momento que você opte por Deus não deve esperar da humanidade respeito, amor e atenção porque ela lhe cobrará mudanças, pois deixou de ser um humano.