Áudio

Pergunta, acho que foi dito por Pai Joaquim que a vida é só uma prova para o Espírito e o ser humano não tem como entender o que é o Espírito. Isso significa que tudo que vem à consciência, cada pensamento, cada sensação, é apenas um quesito desta prova geral, independentemente do tipo de sensação ou pensamento que vier, como dor, sofrimento, alegria, ódio, tristeza, felicidade, paixão, contrariedade, etc. Por exemplo, se em algum momento começo a ter uma sensação que considero boa, que de tão boa parece até ser além do humano, também nessa situação devo usar o não sei para não ter a identificação com a sensação para voltar à neutralidade, para voltar à apatia?

Sim, sim, sim, sim, sim. Quero só colocar uma coisa sobre não ter a identificação,

Você usou uma palavra muito interessante: identificação. Disse que nessa vida pode se identificar com uma coisa ou não.

Essa identificação com algo não precisa ser necessariamente positiva, ou seja, certo, bom, bonito, mas pode ser uma negativa: não, não gosto, não quero, acho feio, eu me identifiquei com aquilo, mas não quero para eu. Não importa o que seja, qualquer identificação com qualquer coisa que viva gera uma condicionalidade, gera a ideia de uma qualidade àquilo a que está se identificando.

Essa qualidade, como acabei de dizer, pode ser positiva ou negativa. Não importa qual seja, se for considerada positiva vai gerar as seguintes reações: achar que é sortudo, que sou muito feliz, que é o melhor. Ou seja, egoísmo. Se achar que é negativa se considerará um azarado, um perdedor, que não presta para nada. Egoísmo.

Não importa qual seja o tipo de identificação, o identificar-se com qualquer coisa faz o egoísmo funcionar, acontecer. Não digo existir, porque ele já existe. O não sei, o sei lá é necessário por causa disso.

Os caminhos que tenho comentado são exatamente para você chegar a não-identificação, ao sei lá, ao e daí. Só através deles o não se identificar com aquilo que está acontecendo pode ser alcançado.

Pouco importa se aquilo que está acontecendo, vamos dizer assim, tenha uma descrição ou não, como você colocou, mesmo que sinta uma emoção, a consciência de sentir aquela emoção que não sabe de onde vem é um fato humano, é guiado por um pensamento. Então, sim, sim, sim.

Por isso busque a desidentificação com qualquer coisa da vida, porque no momento que não fizer isso realmente será feliz.

Compartilhar