Da última vez que falamos dentro deste estudo que estamos fazendo sobre o poder da felicidade, dissemos que a felicidade é algo íntimo do ser e que ninguém pode dá-la a ele. Dissemos, também, que se ninguém pode dá-la, ninguém pode tirá-la. Se analisarmos estas três premissas, ou seja, se levarmos em consideração que o estado de espírito de felicidade é algo que está dentro do ser, que nada nem ninguém pode dá-lo e que nada nem ninguém pode tirá-lo, vamos imaginar que seria muito fácil para os seres humanos serem felizes.
Sim, seria muito fácil. Bastaria o ser usar este seu atributo e vivera em paz e harmonia com o mundo. No entanto, não é isso que acontece, não é mesmo? Vocês vivem constantemente, diariamente, em sofrimento.
Antes de continuar, quero lembrar que sofrimento não é apenas a dor da perda de um parente, não é a dor de perder seus bens. Sofrimento é tudo aquilo que não é felicidade. Se felicidade é estar em paz e harmonia, a cada momento que você não tem paz, ou seja, a cada momento que tem argumentos contra o mundo ou a cada vez que não está harmonizado com o que está acontecendo, você está sofrendo.
Portanto, mesmo a mais pequena contrariedade é um sofrimento. O simples fato de tomar um café e esquecer de colocar o açúcar antes é um sofrimento. Para vocês pode não parecer que seja algo importante, pois basta apenas levantar e colocar o açúcar e beber, mas é. Isso porque cada vez que você sofre fica uma marca no seu coração. Esses sofrimentos ou contrariedades vão acumulando e lhe leva a um sofrimento mais forte, mais profundo e mais duradouro. Por isso, mesmo a menor contrariedade pode ser encarada como um sofrimento.
Então, hoje que vamos falar sobre usar realmente o poder da felicidade, vamos conversar não só a respeito de coisas profundas que lhe incomoda, mas vamos estar falando em todo e qualquer incômodo, desde o menor até o maior. Vamos estar falando em toda e qualquer dor moral, desde simplesmente alguém falar que você não entendeu o que ela disse, até ao fato de você ser humilhado, ser desmoralizado.